2006/10/31

O menino do Egipto

Era uma vez um menino do Egipto que fazia magias. As coisas que tinha no seu corpo davam-lhe muita sorte.
Um dia, ele encontrou uma menina tão gira na praia que até desmaiou encantado com a beleza.
No dia seguinte encontrou a rapariga de novo. Não resistiu mais e foi-lhe contar o que sentia.
Ele disse:
- Apaixonei-me por ti à primeira vista!
E ela disse:
- O quê? Tu deves estar doido!
Ela também gostava dele, mas não o queria dizer só porque estava com a mãe...
Ele reagiu mal, então ela resolveu ir falar com ele. Como era rica, pediu aos seus empregados para a levarem à casa do menino.
Ela entrou na casa e disse:
- Eu gosto de ti, mas não consegui dizer o que sentia!
Passou muito, muito tempo e eles cresceram e casaram-se.
- Que bom que é estarmos juntos ! - Disse o rapaz.
Eles já tinham um filho de 9 meses e o bebé já sabia andar.
Enquanto eles viam as fotografias de quando eram pequenos disseram:
- Temos de mudar a fralda ao bebé, porque ele está a precisar.

Texto de M.I.

NOMES DE CONJUNTOS DE COISAS

2 - um par
3 - um trio
4 - uma quadra
5 - meia dezena
6 - meia dúzia
10 - uma dezena
12 - uma dúzia
25 - um quarteirão / um quartel
50 - meia centena
100 - uma centena
500 - uma resma
1000 - um milhar

2006/10/30

A centena de milhar

««««««««« 100.000 »»»»»»»»»


200.000 - 100.000
100.000+0
100.00 x 10
100.002 - 2
300.000 - 200.000
350.000 - 250.000
100.000 x 1
1.ooo.050 - 900.050
80.000 + 20.000
(80.000 x 2) - 60.000
199.000 - 99.000
500.000 - 400.000

Escreve outras contas cujo resultado seja 100.000!

Sopa Caramela

A sopa caramela é um dos pratos típicos de Pinhal Novo e do concelho de Palmela. Aqui fica a receita!

Ingredientes:
- Feijão seco (manteiga ou catarino)
- Repolho

- Couve
- Carne de porco
- Batata

- Cenoura
- Nabo
- Enchidos

- Cebola
- Azeite
- Massa (cotovelhinhos )


Modo de fazer:
Coze-se o feijão, as carnes, os enchidos e a cebola.
Depois de cozidos retiram-se as carnes e junta-se o repolho, a couve, as batatas, as cenouras e os nabos.
Corta-se a carne aos bocadinhos e junta-se ao preparado anterior.
Rega-se com azeite, rectifica-se de sal e deixa-se cozer.
Por fim, deixa-se cozer a massa durante 6 minutos.

Obrigado ao J.P. (e à sua vizinha) pela receita!

Poliedros

Continuamos a explorar o "Espaço e a Forma".
Construímos alguns poliedros:

A Pirâmide...

O cubo...

E um octaedro...

2006/10/27

Poema dos números


Um tum-tum comeu o atum
Dois amigos foram ver bois
Três fez o chinês
Quatro meninos foram subir ao mastro
Cinco portas com trinco
Seis reis quereis?
Sete anéis sem um valete
Oito biscoitos estão no coito
Nove nuvens e só uma chove
Dez pés à beira das marés.

2006/10/26

2006/10/25

O lacrau

Hoje lemos o poema "É tão bom não ter juízo" de Luísa Ducla Soares, onde falava de um lacrau.
Como vários alunos não sabiam o que é um lacrau, vejam a seguinte ligação:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=13727&iCanal=29&iSubCanal=41&iLingua=1


(imagem retirada do blog: http://bioue.blogspot.com/)

2006/10/24

A família do capitão da marinha


Num lindo dia, na cidade de Setúbal, a mulher do capitão da marinha estava à espera que o seu marido chegasse.
O capitão estava a meio da viagem e cansou-se de estar na confusão, por isso foi para a janela do barco. Da janela viu a sua mulher.
Quando chegou junto da sua esposa, abraçaram-se e foram a um restaurante. Comeram juntos e no fim do jantar foram tirar fotografias. A meio da sessão de fotografias ouviram um estoiro.
Pensaram que tinha começado uma guerra e tiveram de voltar para o sítio de onde tinham vindo.

2006/10/19

Saber mais: José de Guimarães

Numa actividade de Língua Portuguesa aparecia uma imagem do pintor José de Guimarães.

Quem quiser conhecer melhor a obra do pintor, carregue
aqui.

Construir o cubo

Desmontámos uma caixa para observar um cubo desmontado.

A caixa desmontada tinha a forma de um T, mas também podia ter a forma de uma cruz.

Depois montámos um cubo a partir de uma planifição.
Fizemos assim:
1 - Agarrar na planificação do cubo...

2 - Recortar...

3 - Colar...

4 - Unir as várias partes...

5 - Montar o cubo...

6 - Desenhar...

E por fim:
7 - Pintar...

2006/10/16

Painel esqueleto


Aqui fica o painel em tamanho real sobre o "Esqueleto humano".
Quem quiser pode apreciar o nosso trabalho junto à entrada da nossa sala.

2006/10/14

Painel músculos


O painel em tamanho real sobre os músculos está pronto.
O do esqueleto também, mas ainda não temos a fotografia!

2006/10/13

Completar imagens

Depois de vários trabalhos relacionados com as simetrias, fizemos um trabalho bem difícil... Completar desenhos de forma quase simétrica.






2006/10/12

Demonstração de basquetebol

(Ontem)
Tivemos a visita de um professor de basquetebol que nos mostrou como se joga a modalidade.
Deixou-nos uns convites para treinar basquetebol no Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo, aos Sábados e aos Domingos, das 11h00 às 12h30.

Vejam o vídeo!



O professor J.B.

2006/10/11

Experiência com Maçãs -"Defesa da pele"

Material:
- 1 maçã saudável
- 1 maçã podre
- 1 tesoura ou uma faca
- 1 marcador (resistente à água)


Como fazer:
Pegar na maçã saudável e no marcador. Fazer duas circunferências, uma em cada lado da maçã. Depois identifica-se uma das circunferências com a letra A e outra com a letra B. De seguida fazemos um golpe com a tesoura na pele da maçã (dentro da circunferência marcada com a letra B). Por fim pegamos na maçã podre, retiramos um pedaço de podre para colocar na maçã saudável, mais concretamente dentro das circunferências (com a letra A e a letra B).
Esperar uma semana.


O que aconteceu:
A maçã saudável ficou podre na circunferência identificada com a letra B. Como fizemos um golpe na pele da maçã, o podre consegui espalhar-se (na circunferência identificada com a letra A não aconteceu nada).

Nota do professor: Esta experiência está relacioanda com o estudo da pele e das suas funções, especialmente a "função de protecção".

Escrever histórias a partir de imagens (parte 1)

2006/10/04

Experiência - A maçã...


Alguém consegue adivinhar a experiência que estamos a fazer?...

Uma pista: está relacionada com o estudo da pele e da sua função.

2006/10/03

POEMA DO ALFABETO

A Ana estava a conversar com o
Benardo na escola,
Caiu um meteorito no recreio
Depois ficaram todos queimados
E enterrados até a barriga
Foi uma grande tristeza
Gotas de água começaram a cair
Há muito tempo caíra chuva de pedras
Irina Mozart é o nome da única sobrevivente
Jovem, bonita e muito simpática
Logo que foi possível pediu ajuda
Mas como estava enterrada até a barriga
Não podia andar
Ontem ela comeu ovos estrelados
Por isso ficou muito cheia
Quando se mexeu, conseguiu soltar-se
Rapidamente correu para casa.
Sorridente por se salvar
Triste pelo falecimento dos amigos
Um certo dia foi ao cemitério
Ver a campa dos amigos com um
Xaile preto vestido e
Zelou pela alma dos amigos.